Portal Gesbanha

Domingo, 17 Fev de 2019
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Empreendedorismo Empreendedorismo nas Escolas Açores: Projeto para promover empreendedorismo envolveu mais de 1.000 alunos de 26 escolas

Açores: Projeto para promover empreendedorismo envolveu mais de 1.000 alunos de 26 escolas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
projecto_acores.jpgEste programa de educação em empreendedorismo é promovido pelo Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional de Educação e Formação. O Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores dinamiza, desde Setembro, este projecto, em parceria com a Gesentrepeneur.

"O projeto 'Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso', que pretende motivar os jovens para o desenvolvimento de ideias inovadoras, abrangeu mais de 1.000 alunos de 26 escolas dos Açores, onde foram criados 18 clubes de empreendedorismo.

"O programa arrancou no ano letivo de 2010/11 e, nesta primeira fase envolveu 26 escolas. Obviamente que é uma fase experimental de algo que queremos continuar nos próximos anos", afirmou Bruno Pacheco, diretor regional da Juventude, destacando a importância da "educação para o empreendedorismo".

Bruno Pacheco falava aos jornalistas em Ponta Delgada, à margem da sessão de abertura do I Concurso Regional IdeiAçores, dirigido aos projetos desenvolvidos pelas escolas no âmbito deste programa, que considerou ter sido "um sucesso".

A iniciativa, que envolveu meia centena de professores e alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do profissional, "vai continuar no próximo ano" letivo, envolvendo mais alunos e docentes.

"Definimos que a fase experimental duraria três anos letivos e pensamos que, no final desse período, teremos todas as escolas dos Açores cobertas, não apenas no ensino regular, mas também no profissional, conseguindo desmultiplicar este projeto de modo a que possa chegar a cada vez mais alunos, integrado nos currículos existentes na região", frisou Bruno Pacheco.

O diretor regional da Juventude salientou que o projeto que pretende dotar os jovens açorianos "de uma maior capacidade empreendedora", o que passa também por os dotar de "competências e atitudes".

Por seu lado, a diretora regional da Educação, Graça Teixeira, sublinhou a abrangência do projeto, que está dotado de "várias valências" que podem ser exploradas pelos alunos "em algo diferente do que habitualmente fazem nas aprendizagens formais" e incutindo nas escolas um espírito empreendedor."

Fonte: Lusa
Actualizado em ( Terça, 07 Junho 2011 11:04 )  

Fotografia



Instalações do Grupo Gesbanha
Localização

Gesbanha - Entidade Certificada

 

Entidade Certificada

 

A Gesbanha é uma entidade Certicada pela APCER com a certificação ISO 9001.

Sites Recomendados

Até onde pode ir?
Apresentamos-lhe aqui links para sites que recomendamos a sua visita.

Sondagem

O que acha do novo site?
 

Em Destaque

 

Parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve

Parceria com a Universidade de Econ...

 

Feira de Empreendedorismo Júnior em Tondela

Os projetos vencedores do 2º ciclo...

 

10 anos a criar novas Gerações de Empreendedores

A GesEntrepreneur - Empreendedori...

 

Um Concelho amigo do emprego e das empresas

No âmbito da orientação estraté...