Portal Gesbanha

Quinta, 19 Set de 2019
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

História da Contabilidade - PERÍODO MEDIEVAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 270
FracoBom 
Indíce do artigo
História da Contabilidade
PERÍODO MEDIEVAL
PERÍODO CIENTÍFICO
Todas as páginas

PERÍODO MEDIEVAL

Em Itália, em 1202, foi publicado o livro Liber Abaci , de Leonardo Pisano.

Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.

Se os súmeros-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita.

Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica" , devido às grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros.

A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos, surgindo, como consequência das necessidades da época, o livro-caixa, que recebia registos de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Já se utilizavam, de forma rudimentar, o débito e o crédito, oriundos das relações entre direitos e obrigações, e referindo-se, inicialmente, a pessoas.

O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registos mais complexos. No século X, apareceram as primeiras corporações na Itália, transformando e fortalecendo a sociedade burguesa.

No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta "Capital" , representando o valor dos recursos injectados nas companhias pela família proprietária.

O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adopção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.

No início do Século XIV, já se encontravam registos explicitados de custos comerciais e industriais, nas suas diversas fases: custo de aquisição; custo de transporte e dos tributos; juros sobre o capital, referente ao período transcorrido entre a aquisição, o transporte e o beneficiamento; mão-de-obra directa agregada; armazenamento; tingimento, etc., o que representava uma apropriação bastante analítica para época. A escrita já se fazia no moldes de hoje, considerando, em separado, gastos com matérias-primas, mão-de-obra directa a ser agregada e custos indirectos de fabricação. Os custos eram contabilizados por fases separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial.

 

PERÍODO MODERNO

O período moderno foi a fase da pré-ciência. Devem ser citados três eventos importantes que ocorreram neste período:

em 1493, os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália;

em 1492, é descoberta a América e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus;

em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.

A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.

O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.

 

FREI LUCA PACIOLI

... escreveu Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contá bil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.

Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá , impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.

Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.

O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante. A seguir conceituava inventário e como faze-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registos de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na época, eram "Pro" e "Dano " ; sobre correcções de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc.

Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adoptada:

"Per " , mediante o qual se reconhece o devedor;

"A " , pelo qual se reconhece o credor.

Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.

A obra de Pacioli não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto.



Actualizado em ( Terça, 08 Julho 2008 12:38 )  

Comentários  

 
+10 #15 diogo 2011-11-28 21:42 quem é o autor deste texto?
 
 
-1 #14 edna ap rodrigues 2011-11-05 05:57 preciso de fazer um artigo cientifico ,fichamento,res umo e resenha descritiva sobre o conteudo de historia tipo medieval
 
 
-2 #13 Lavor 2011-11-03 19:12 Citação:
Posso alguns linhas este texto numa dissertação de especialização, logicamente citando a fonte? Se sim, qual é o nome do autor ou autores?
Texto muito bom


para citação em obras
www.gesbanha.com/.../, acessado (colocar a data)
 
 
-8 #12 rosangela 2011-09-24 19:30 otimo mim ajudou muito no tra de administração!!
 
 
+4 #11 Mônica Roza 2011-09-06 07:31 O texto é de fácil entendimento, assim, pode compreender com mais exatidão o processo que descorrera na época do ínicio da Contabilidade, só faltou a bibliografia- nome e livro dos autores .
 
 
+4 #10 cris 2011-03-30 21:02 me ajudem ;;preciso montar um trbalho de contabilidade e não sei nem por onde começar
 
 
0 #9 SEBASTIAO X. COUTINH 2011-03-25 08:25 Posso alguns linhas este texto numa dissertação de especialização, logicamente citando a fonte? Se sim, qual é o nome do autor ou autores?
Texto muito bom
 
 
-3 #8 Vanessa Ferreira 2011-01-27 08:05 adorei , vai me servir muito para o debate hoje no meu curso de administração
 
 
-5 #7 Douglas 2010-09-27 19:47 vou por isso no meu trabalho…
 
 
0 #6 Roberta 2010-08-31 13:58 Me ajudou no traba de contábeis, vlw!
 

Sites Recomendados

Até onde pode ir?
Apresentamos-lhe aqui links para sites que recomendamos a sua visita.