Portal Gesbanha

Terça, 25 Abr de 2017
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Finanças Glossário Glossário

Glossário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 
Indíce do artigo
Glossário
B
C
D
E
F
J - K - L - M - N
O
P
Q - R
S - T
U - V - W
Todas as páginas

tech-12.jpgGlossário onde poderá procurar os significados de diversos termos aplicados em finanças:

A

Acções de crescimento - Acções ordinárias de empresas com oportunidade de investimento proporcionando uma rendibilidade superior ao custo de oportunidade do capital (cf. acções de rendimento).

Acções "letter stock" - Colocação privada de acções ordinárias assim chamadas por a SEC exigir do comprador uma carta em que declara que não tenciona revender as acções.

Acções de rendimento - Acções ordinárias com elevada taxa de rendibilidade por dividendos e poucas oportunidades de investimento lucrativo.

Acções na posse do público - Acções emitidas menos as que estão na posse da empresa emitente.

Acções ordinárias - Valores mobiliários representativos da posse de uma parcela de uma empresa.

Acções preferenciais - Acções com prioridade sobre as acções ordinárias na distribuição de dividendos. Não podem ser pagos dividendos às acções ordinárias antes dos dividendos devidos às acções preferenciais (cf. acções preferenciais cumulativas). A taxa do dividendo das acções preferenciais é normalmente fixada aquando da sua emissão.

Acções preferenciais convertíveis na maturidade - Acções preferenciais que se convertem automaticamente em acções ordinárias numa data especificada. Existe um limite ao valor das acções recebidas pelos investidores.

Acções preferenciais cumulativas - Acções que têm prioridade sobre as acções ordinárias relativamente ao recebimento de dividendos. Os dividendos não podem ser pagos às acções ordinárias até terem sido liquidados todos os dividendos das acções preferenciais em dívida.

Acções preferenciais indexadas - Acções preferenciais que pagam dividendos variáveis com a taxa de juro de curto prazo.

Acções preferenciais indexadas por leilão - Uma variante de acções preferenciais de taxa flutuante em que o dividendo é reajustado em leilão todos os 49 dias.

Acções preferenciais "MIP" - Acções preferenciais emitidas por uma subsidiária localizada num paraíso fiscal. A subsidiária reempresta os fundos à empresa-mãe.

Acções próprias - Acções ordinárias da própria empresa readquiridas e mantidas em carteira.

Aceite bancário - Título aceite por um banco para pagamento de um dado montante numa data futura (cf. aceite comercial).

Aceite comercial - Título aceite por uma empresa para o pagamento de um determinado valor numa data futura (cf. aceite bancário).

ACH "Automated Clearíng House" - Câmara de Compensação Automatizada (CCA).

Acordo de colocação tudo ou nada - Emissão de valores mobiliários será cancelada se o intermediário financeiro tomador não conseguir colocar a sua totalidade.

Acordo de dupla tributação - Acordo entre dois países para que os impostos pagos num deles possam ser deduzidos aos impostos a pagar no outro país sobre os dividendos provenientes do primeiro.

Acordo de garantia de colocação - Num aumento de capital, acordo pelo qual o intermediário .financeiro tomador adquirirá todas as acções não compradas pelos investidores.

Acordo de pagamento dos custos - Acordo pelo qual os proprietários de um projecto de investimento recebem a produção livre de encargos, mas em que se obrigam a pagar os custos operacionais e financeiros do projecto.

Acordo de recompra (Reporte, "Repo") - Compra dos títulos do Tesouro a um "dealer" com o compromisso de este os recomprar a um preço especificado.

Acordo de representação fiscal - .fiduciário para obrigações. Ao contrário do agente fiduciário (dos credores), o agente de representação fiscal actua como agente da emitente.

Acordo de suprimentos para fundo de maneio - Acordo pelo o qual os sócios de uma empresa aceitam proporcionar os recursos financeiros necessários para a constituição do .fundo de maneio adequado.

Acordo directo particular - Acordo formal, por exemplo, estabelecendo as condições de uma emissão de obrigações.

Acordo sobre a utilização de oleodutos - Acordo pelo qual os accionistas de uma empresa de oleodutos se comprometem a fazer uma utilização suficiente da sua rede de forma a permitir à empresa o cumprimento do seu serviço da sua dívida.

ACRS "Acelerated Cost Recovery System" - Método "ACRS" de amortização acelerada.

Activo circulante ou corrente - Activo que será normalmente convertido em disponibilidades num prazo até um ano.

Activo com liquidez - Activos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro e a baixo custo; nomeadamente, dinheiro e títulos de curto prazo.

Activo corpóreo - Activos físicos, tais como instalações fabris, equipamentos e instalações administrativas (cf. activo incorpóreo).

Activo incorpóreo - Activos intangíveis, tais como conhecimentos tecnológicos, marcas e patentes registadas (cf. activo corpóreo).

Activos financeiros - Valores mobiliários que representam direitos sobre activos reais.

Activos reais - Activos, corpóreos e incorpóreos, utilizados na prossecução de um negócio (cf. activos financeiros).

ACU "Asian Currency Units" - Depósitos de Moeda estrangeiras em países Asiáticos.

Adiantamento - Empréstimos sobre a forma de pagamento antecipados de encomendas a satisfazer no futuro.

Aditividade do valor - Regra segundo a qual o valor do conjunto é igual à soma dos valores das partes.

ADM - Análise discriminante múltipla.

ADR "American Depository Receipts" - Recibo de depositário Americano de valores mobiliários.

AIBD " Association of International Bond Dealers" - Associação Internacional de Dealers de obrigações.

AIRS "Amortizing Interest Rate Swap" - Swap de taxa de juro de capital variável.

Amex "American Stock Exchange".

Amortização - (1) Reembolso de um empréstimo em prestações.

- (2) Dotação para Depreciação.

Amortização Acelerada - Qualquer método de depreciação de que resultem maiores dotações nos primeiros anos de vida de uma imobilização.

Amortização pelo método do saldo crescente - Método de amortização acelerada.

Análise da idade dos créditos - Registos do período de tempo em que as contas a receber têm estado em dívida.

Análise de regressão - Em estatística, uma técnica para ajustar uma linha a um conjunto de pontos.

Análise de sensibilidade - Análise do efeito sobre a lucratividade do projecto de possíveis alterações nas vendas, nos custos, etc.

Análise discriminante múltipla (ADM) - Técnica estatística para distinção entre dois conjuntos, na base da observação das suas características.

Análise do ponto morto - Cálculo do volume de vendas de um projecto em que os custos e os proveitos estão exactamente em equilíbrio.

Análise fundamental - Método de análise de valores mobiliários que tem por objectivo identificar activos mal valorizados, através da análise das perspectivas de negócios da empresa (cf. análise técnica).

Análise técnica - Método de análise de valores mobiliários que procura detectar e interpretar padrões gráficos no comportamento histórico dos seus preços (cf. análise fundamental).

Anuidade - Uma aplicação que produz fluxos de tesouraria constantes durante um número limitado de períodos.

Anuidade imediata - Anuidade cujos pagamentos ocorrem no princípio de cada período.

Anulação (de dívida) - Prática, utilizada pelo devedor, de reservar fundos ou obrigações em montante suficiente para pagar uma dívida contraída. Tanto a dívida com os correspondentes activos em reserva são retirados do balanço.

Anulação de dívida em substância ("in substance defeasance") - Anulação de dívida na qual a dívida é retirada do balanço mas não é cancelada (cf. novação).

Anúncio de emissão ("tombstone") - Anúncio de emissão de valores mobiliários com lista dos intermediários financeiros tomadores.

APT "Arbitrage Pricing Theory" - Teoria de valorização por arbitragem.

Aquisição da empresa pelos seus gestores (MBO) - Aquisição de uma empresa com recurso a elevado endividamento, sendo o grupo adquirente liderado pelos gestores da empresa.

Aquisição por troca de acções - Aquisição de uma ou outra empresa através da compra das suas acções pagas com dinheiro ou com acções da adquirente.

Arbitragem - Compra de um valor mobiliário e simultânea venda de um outro para obtenção de um lucro sem risco.

Arbitragem ou Arbitragem de risco - Expressão habitualmente utilizada para descrever a tomada de posições simétricas em valores mobiliários relacionados, por exemplo, na altura de uma oferta pública de aquisição.

Armazém de campo - Armazém arrendado por uma empresa de armazenagem nas instalações de outra empresa (cf. armazém público).

Armazém público (armazém terminal) - Armazém gerido por uma empresa independente da armazenagem nas suas próprias instalações (cf. armazém de campo).

Armazém terminal - Armazém público.

Auto- selecção - Consequência de um contrato que conduz à participação de um único grupo (v.g., os agentes de menor risco).

Autofinanciamento - Financiamento gerado por uma empresa através dos lucros retidos e das amortizações (cf. financiamento exterior).

Aval bancário - Garantia prestada por um banco para uma dívida contraída por uma empresa.

 



Actualizado em ( Quinta, 26 Fevereiro 2009 14:08 )  

Comentar

1 - Não utilize linguagem inapropriada ou insultuosa nos seus comentários.
2 - Não faça publicidade nem exiba links descontextualizados.


Código de segurança
Actualizar

Fotografia



Instalações do Grupo Gesbanha
Localização

Gesbanha - Entidade Certificada

 

Entidade Certificada

 

A Gesbanha é uma entidade Certicada pela APCER com a certificação ISO 9001.

Sites Recomendados

Até onde pode ir?
Apresentamos-lhe aqui links para sites que recomendamos a sua visita.

Sondagem

O que acha do novo site?
 

Em Destaque

 

Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio CIM RC

Arganil recebeu na tarde do passa...

 

Nova prova de rendimentos - prestações sociais

Segurança Social envia cartas ao...

 

Alteração ao limite máximo do subsídio de alimentação não sujeito a IRS e Segurança Social e reporte à Segurança Social

Alteração ao limite máximo do su...

 

Final Intermunicipal IN.AVE

A Rede IN.AVE – Rede de Empreen...