Portal Gesbanha

Sábado, 24 Ago de 2019
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Finanças Glossário Glossário - C

Glossário - C

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 
Indíce do artigo
Glossário
B
C
D
E
F
J - K - L - M - N
O
P
Q - R
S - T
U - V - W
Todas as páginas

 

C

Câmara de Compensação Automatizada (CCA) - Sistema electrónico privado gerido por um grupo de bancos. para pagamentos de baixo valor em número muito elevado.

Capitais permanentes - Exigível a médio e a longo prazos mais os capitais próprios, incluindo as acções preferenciais.

Capitais próprios - (I) Acções ordinárias e acções preferenciais. Expressão frequentemente usada para designar apenas as acções ordinárias.

- (2) Situação líquida.

Capital circulante - Activo e passivo correntes. A expressão é normalmente usada como sinónimo de fundo de maneio.

Capital de risco - Capital aplicado no financiamento de uma nova empresa.

Capital em dívida - Montante de dívida que tem de ser reembolsado.

Capital realizado - Número total de acções que foram emitidas(cf. acções na posse do público).

Capital social - Valor pelo qual as acções de uma empresa são rodadas contabilisticamente.

Capital Social Autorizado - Número máximo de acções que urna sociedade pode emitir conforme é definido pelos seus estatutos.

CARD "Certificates for Amortizing Revolving Debt" - Títulos de dívida garantidos por créditos de cartões de crédito.

CX "Certificates of Automobile Receivables" - Títulos de dívida garantidos por créditos de venda de automóveis a prestações.

Carta de crédito - Carta de um banco informando que abriu um crédito a favor de uma empresa.

Carteira eficiente - Carteira de títulos que oferece o menor risco (Desvio-Padrão) para a sua rendibilidade esperada, e a maior rendibilidade esperada para o seu nível de risco.

Cash and carry - Compra de um valor mobiliário e venda simultânea de um contrato futuro, sendo o saldo financiado através de empréstimo ou de uma operação de reporte.

Carteiro branco - Um potencial comprador amigável procurado Por uma empresa que se encontra ameaçada por um comprador

CD - certificado de depósito,

CCA - Câmara de Compensação Automatizada. ACH.

CEDEL - Um sistema centralizado de compensação para euro- obrigações. Idem para o Euroclear

Centralização de operações bancárias - Sistema pelo qual os clientes fazem os pagamentos num centro regional aglutinador que, depois, os deposita numa conta de um banco regional, sendo os saldos transferidos para o banco principal da empresa.

Certificado de antecipação de impostos - Títulos de curto prazo emitidos pelo Tesouro dos EUA que podem ser utilizados, ao valor ,facial, para o pagamento de impostos.

Certificado de depósito (CD) - Certificado comprovativo de um depósito a prazo num banco.

Certificado garantido por equipamento - Título de dívida garantido, usualmente utilizado para financiar equipamentos ferroviários. 0 credor mantém a propriedade do equipamento até a dívida estar paga.

Certificados de depósito renováveis - Um conjunto de certificados de depósito sucessivos.

CFO "Chief Financial Officer" - Administrador com o pelouro financeiro.

Cheque emitido por um banco - Cheque emitido por um banco regional a favor de uma certa empresa.

Cheques a pagar em trânsito - Cheques emitidos pela empresa que ainda não foram debitados (cf. cheques a receber em trânsito).

Cheques a receber em trânsito - Cheques de clientes que ainda não foram recebidos, depositados e adicionados ao saldo disponível da tesouraria da empresa (cf. cheques a pagar em trânsito).

Cheques em trânsito - Ver cheques a receber em trânsito e cheques a pagar em trânsito.

CHIPS "Clearing House Interbank Payments System" - Sistema electrónico internacional de pagamentos de elevado montante usado por um grupo de grandes bancos.

Cláusula - Cláusula de um contrato de empréstimo.

Cláusula de avaliação independente - Cláusula contratual que confere o direito de avaliação independente.

Cláusula de incumprimento cruzado - Cláusula de um contrato de empréstimo estabelecendo que a empresa devedora será considerada em estado de incumprimento se não satisfizer os seus compromissos relativos a qualquer outro empréstimo,

Cláusula de não penhor - Cláusula pela qual o devedor se compromete a não constituir qualquer ónus exclusivo sobre qualquer dos seus activos,

Cláusula de ventos e marés - Cláusula num acordo de locação que obriga o locatário a fazer os pagamentos, independentemente do que aconteça ao locador ou ao equipamento.

CMO "Collateralized Mortgage Obligations" - Obrigações hipotecárias CMO.

Cobertura com "forwards" - Compra ou venda "forward" de moeda estrangeira, tendo em vista contrabalançar um fluxo de tesouraria futuro conhecido.

Cobertura de risco ("hedging") - Comprar um activo e vender outro de modo a reduzir o risco. Uma cobertura perfeita produz uma carteira sem risco.

Cisão de uma empresa - Distribuição de acções de uma subsidiária aos accionistas da empresa - mãe de modo que detenham acções separadamente nas duas empresas.

Cobertura dos custos das operações ("internal mcasure") - Rácio que mede o número de dias que a empresa consegue financiar as suas operações sem recebimentos adicionais.

Cobertura dos juros pagos- Resultado antes de juros e impostos a dividir pelos juros pagos.

Cobrança "lock-box" - Forma de centralização de operações bancárias. Os clientes enviam os pagamentos para uma caixa postal. Um banco local recebe e faz o processamento dos cheques. e transfere o saldo para o banco principal da empresa.

Coeficiente de correlação - Medida estatística de interdependência existente entre duas variáveis.

Colar - Limites superior e inferior da taxa de juro de uma obrigação de cupão indexado.

Colocação indirecta com compra inicial - Emissão de valores mobiliários adquirida na sua totalidade por um ou dois intermediários financeiros.

Colocação sob condição de melhores esforços - Os intermediários tomadores comprometem-se a não colocar uma emissão de valores imobiliários. mas apenas a desenvolver os seus melhores esforços no sentido da sua integral subscrição.

Com direitos - Aquisição de acções em que o comprador ainda o direito de preferência no aumento de capital (cf. sem direitos).

Com dividendos - Aquisição de acções em que o comprador ainda tem direito ao próximo dividendo (cf. sem dividendos)

Comissão de compra - Comissão de que beneficiam os intermediários financeiros tomadores numa emissão de acções com reserva de preferência, relativamente às acções que sejam obrigados a comprar.

Comprador de títulos de crédito exigíveis - Comprador de títulos de créditos exigíveis (v.g. letras ou promissórias emitidas por importadores.

Conhecimento de embarque - Titulo que estabelece a propriedade de mercadorias em trânsito.

Consolidação de interesses - Método contabilístico utilizado nas fusões. 0 balanço consolidado e obtido somando a conta os balanços de cada uma das empresas.

Consolidado (dívida pública) - Designação das obrigações perpétuas emitidas pelo governo britânico. Algumas vezes usado como sinónimo de perpetuidade.

Conta corrente Comercial - Acordo pelo qual as vendas são concretizadas sem o celebração de qualquer contrato formal de dívida. 0 comprador assina apenas uma guia de remessa ou uma factura, e o vendedor regista o valor da venda na respectiva conta.

Conta de deposito bancário "MMDA" - O depositante recebe uma remuneração sob a forma de juro e de alguns benefícios na utilização de cheques. por contrapartida de manutenção de um determinado saldo mínimo.

Contas a pagar - Débitos comerciais. Divida não titulada a fornecedores,

Contas a receber - Créditos comerciais. Créditos não titulados sobre clientes.

Contrato de locação - Acordo de aluguer de longo prazo,

Contrato fiduciário - Contrato entre o agente fiduciário e a empresa emitente fixando as condições de uma emissão de obrigações.

Contrato futuro (futuro. contrato a futuro)- Contrato para compra de uma mercadoria ou de um activo financeiro numa data futura por um preço fixado no presente. Ao contrário dos "forward", os futuros são transaccionados em bolsas e sujeitos a reavaliação diária ("marked to rnarket") ao preço de referência.

Controlador dos registos - Pessoa ou instituição designada por uma empresa para manter o controlo dos registos de Transmissão dos seus valores mobiliários.

Controller - Executivo, responsável Pela gestão orçamental, pela contabilidade e pela auditoria interna de uma empresa (cf. director financeiro)

Cotação directa (nos EUA) - Indicação da quantidade de dólares Americanos (moeda Nacional) necessária para adquirir uma unidade de uma divisa estrangeira (cf. cotação Inversa).

Cotação inversa (nos EUA) - Número de unidades da moeda estrangeira necessárias para comprar $1 (moeda nacional) (cf. cotação directa).

Co - variância - Medida da variação conjunta de duas variáveis

Crédito comercial- Conta a receber.

Crédito entrega - a - entrega - Acordo em que o cliente paga a última entrega quando recebe a seguinte.

Crédito fiscal por dividendos - Regime no qual os investidores que recebem um dividendo recebem também um crédito fiscal correspondente ao imposto sobre o rendimento pago pela empresa.

Crédito fiscal por investimento - Parcela de um novo investimento que pode ser usada para reduzir a carga fiscal da empresa. (abolido em 1986).

Crédito renovável permanente - Crédito sucessivamente renovável.

Crédito renovável - Linha de crédito formalmente negociada com um banco

Crédito sazonal - Extensão de crédito de que beneficiam os clientes que colocam as suas encomendas fora da época alta.

Cum direitos – Com direitos

Cum dividendo - Com dividendos

Cupão - (1) No sentido restrito. um cupão agregado ou impresso no certificado representativo de um valor mobiliário ao portador que deve ser entregue para o recebimento dos juros

- (2) Mais genericamente, o pagamento dos juros da dívida.

Curva de rendimentos - Estrutura temporal das taxas de juro, curva de rendibilidades.

Custo de oportunidade do capital (taxa mínima de rendibilidade, custo do capital) - Rendibilidade esperada que se deixa de obter por investir noutro projecto em vez de o fazer em valores mobiliários de risco idêntico.

Custo do capital - Custo de oportunidade do capital.

Custo médio de capital (CMC) - Rendibilidade média esperada de uma carteira constituída por todos os valores mobiliários emitidos pela empresa. Utilizada como taxa de rendibilidade mínima em investimentos da empresa.

Custos irrecuperáveis- Custos efectivamente suportados e insusceptíveis de reversibilidade.

 



Actualizado em ( Quinta, 26 Fevereiro 2009 14:08 )  

Fotografia



Instalações do Grupo Gesbanha
Localização

Gesbanha - Entidade Certificada

 

Entidade Certificada

 

A Gesbanha é uma entidade Certicada pela APCER com a certificação ISO 9001.

Sites Recomendados

Até onde pode ir?
Apresentamos-lhe aqui links para sites que recomendamos a sua visita.

Sondagem

O que acha do novo site?
 

Em Destaque

 

Parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve

Parceria com a Universidade de Econ...

 

Feira de Empreendedorismo Júnior em Tondela

Os projetos vencedores do 2º ciclo...

 

10 anos a criar novas Gerações de Empreendedores

A GesEntrepreneur - Empreendedori...

 

Um Concelho amigo do emprego e das empresas

No âmbito da orientação estraté...