Portal Gesbanha

Sábado, 24 Ago de 2019
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Finanças Glossário Glossário - U - V - W

Glossário - U - V - W

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 
Indíce do artigo
Glossário
B
C
D
E
F
J - K - L - M - N
O
P
Q - R
S - T
U - V - W
Todas as páginas

U

Unidade Monetária Europeia (ECU) - Um cabaz constituído por diferentes (12) divisas europeias.

 

V

VAA - Valor actual ajustado

VAL - Valor actual líquido

Valor actual - Valor actualizado de um conjunto de fluxos de tesouraria futuros.

Valor actual ajustado (VAA) - Soma do valor actual líquido de um activo financiado exclusivamente por capitais próprios com o valor actual dos vários efeitos laterais oriundos do financiamento adoptado.

Valor actual das oportunidades de crescimento (VAOC) - Valor actual líquido dos investimentos previstos para a empresa.

Valor actual líquido - A contribuição liquida de um projecto para a criação de riqueza - o valor actual deduzido do valor do investimento inicial.

Valor facial - Valor nominal

Valor mobiliário ao portador - Valor mobiliário" (9) cuja titularidade e garantida simplesmente pela sua posse (cf. valor mobiliário registado).

Valor mobiliário registado - Valor mobiliário cujo proprietário está registado no registador da empresa (cf. valor mobiliário ao portador).

Valor nominal - Valor impresso no título de uni valor mobiliário.

Valor residual - Valor de sucata de instalações e equipamentos.

VAR "Value-at-risk" *- Modelo VAR.

Variação mínima de preço ("tick") - Montante mínimo que o preço de um valor mobiliário pode variar,

Variância - Desvio médio quadrático em relação ao valor esperado a uma medida de variabilidade.

Venda a descoberto - Venda de um valor mobiliário que o investidor não possui.

Venda condicionada - Venda na qual o direito de propriedade dos bens não passa para o comprador sem que seja efectuado o pagamento integral.

Volatilidade - é simultaneamente a palavra mais utilizada e menos entendida no mundo das opções e dos warrants. Volatilidade significa pura e simplesmente movimento, mas este conceito não é totalmente assimilado pelos investidores que operam em acções e futuros e que estão habituados a pensar em termos de direcção de mercado e não de movimento de mercado. A direcção ou sentido do mercado é muito importante para o investidor em warrants e opções, mas a diferença entre este investidor e o investidor em acções é que para o  primeiro a velocidade a que se move o mercado tem uma importância fundamental. Se o mercado a contado não se move com a suficiente velocidade, as opções diminuem de valor pelo simples facto de se reduzir a probalidade de que o activo subjacente alcance um determinado preço de exercício na data de vencimento do warrant.
Diz-se frequentemente que um activo financeiro é  volátil quando este regista oscilações fortes no seu comportamento: podemos dizer que a volatilidade mede os desvios da evolução do preço de um determinado activo em relação a um valor médio.
É importante mencionar que o investidor não tem que saber como se calcula cada um destes parâmetros para ter sucesso na negociação em warrants. O que é realmente importante para o investidor é saber interpretar estes parâmetros.

Existem três tipos de volatilidade:

Volatilidade Histórica - É a volatilidade passada (com base em séries históricas) tal como a descrevemos anteriormente e é conhecida. Esta volatilidade ajuda-nos a estimar qual vai ser a volatilidade futura do activo.

Volatilidade Implícita - É a volatilidade futura estimada pelo mercado. Esta volatilidade obtém-se através dos preços das opções negociadas no mercado de derivados e é calculada através  de métodos probabilísticos complexos. A volatilidade implícita é utilizada para calcular o preço dos warrants e das opções. Como o resto dos parâmetros que influenciam a valorização dos warrants, a volatilidade implícita utilizada na cotação de um warrant deve se seguida atentamente já que o resultado do investimento em warrants depende em grande medida não só da direcção de mercado mas também da direcção dos movimentos na volatilidade para o warrant escolhido até ao vencimento do warrant. No mercado de warrants, o comprador do warrant está a comprar a probabilidade de que o activo subjacente atinja um determinado valor numa determinada data, isto é, está a comprar volatilidade. Assim, se a volatilidade do activo subjacente sobre, isto é, se a velocidade a que se movem os preços aumenta, maior será a probabilidade de que seja alcançado o preço de exercício e logo o preço do warrant irá subir, quer seja um call warrant quer seja um put warrant. Ao contrário, se a volatilidade cai isto terá um efeito negativo no preço do warrant, e mais uma vez quer seja um call warrant quer seja um put warrant.

Pode acontecer que o preço do activo subjacente suba ao mesmo tempo que a volatilidade baixa e aí poderemos ver o preço do call warrant a descer ao invés de subir ou a subir menos do que estávamos à espera. O vega de cada opção é uma variável que mede quanto varia o preço do warrant em euros se a volatilidade implícita varia 1%. O vega não é constante e depende entre outros factores do tempo que falta até ao vencimento do warrant. O investidor em warrant deve ter em conta este factor no momento em que toma a decisão de investir em warrant e deve tentar estimar os movimentos que o activo subjacente possa vir a sofrer no futuro já que estes afectarão directamente a avaliação do warrant.

A volatilidade implícita nem sempre acompanha a volatilidade histórica. Em teoria, não existe uma relação entre uma direcção do preço do activo subjacente e a direcção da volatilidade implícita, mas na prática, verifica-se um relação negativa em períodos curtos de tempo. Um exemplo são os períodos de crash em que quedas do mercado são acompanhadas de subidas nas volatilidades  implícitas, pelo simples facto de que os investidores profissionais começam a comprar opções puts para cobrirem  as suas carteiras, o que naturalmente faz subir as volatilidades. É por esta razão que em períodos de quedas abruptas de mercado de ter-se alguma cautela no investimento em warrants, pois pode dar-se o caso de que um aumento na volatilidade implícita faça subis o preço dos warrants.

Volatilidade Real - Futura - É a volatilidade efectiva do preço do activo subjacente no futuro. Não é conhecida à partida e uma vez verificada torna-se imediatamente volatilidade histórica. Os operadores dos mercados de opções tentam que a sua estimativa - volatilidade implícita - seja tão próxima quanto possível da volatilidade real.

Votação acumulativa - Um accionista pode juntar todos os seus votos num candidato ao conselho de administração (cf. votação por maioria ).

Votação por maioria - Sistema de votação segundo o qual para cada administrador vota-se separadamente (cf. votação acumulativa).

Voto por procuração - Voto expresso por uma pessoa em representação de outra.

VRDB Variable Rate Demand Bond - Obrigações VRDB,

 

W

"Warrant" - Opção de compra de longo prazo emitida por uma empresa.

"Warrant" neutro (em relação ao capital) - "Warrant" que permite ao detentor desse direito adquirir uma obrigação com uma outra obrigação de características semelhantes.

Wi When issued - Abreviatura inglesa de "quando emitido".

 

(9) N.T.: Em Portugal. devido à desmaterialização de muitas emissões -i posse de um valor mobiliário pode resumir-se a um simples registo informático em nome do proprietário em vez da posse física de um título.



Actualizado em ( Quinta, 26 Fevereiro 2009 14:08 )  

Fotografia



Instalações do Grupo Gesbanha
Localização

Gesbanha - Entidade Certificada

 

Entidade Certificada

 

A Gesbanha é uma entidade Certicada pela APCER com a certificação ISO 9001.

Sites Recomendados

Até onde pode ir?
Apresentamos-lhe aqui links para sites que recomendamos a sua visita.

Sondagem

O que acha do novo site?
 

Em Destaque

 

Parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve

Parceria com a Universidade de Econ...

 

Feira de Empreendedorismo Júnior em Tondela

Os projetos vencedores do 2º ciclo...

 

10 anos a criar novas Gerações de Empreendedores

A GesEntrepreneur - Empreendedori...

 

Um Concelho amigo do emprego e das empresas

No âmbito da orientação estraté...